Sobraram claras? Faça este bolo!

Às vezes faço umas receitas em que as claras são completamente ignoradas. Quando sobram duas ou três dá pra inventar uma omelete bem temperadinha para um almoço light. Mas e quando sobra bem mais do que isso? Jogar ralo abaixo nem pensar!

Podemos  fazer os clássicos suspiros, ovos nevados, suflês… Mas nesta semana, em que fiquei com muitas claras na geladeira, não me sobraram paciência  e tempo para esses doces delicados. Então, resgatei a receita de um bolo de claras que eu costumava fazer para aproveitar a proteína desprezada pelos doces que pedem muitas gemas. Mais uma do Grande Livro de Receitas de Claudia, que ganhei da minha mãe.

Este é um bolo simples, daqueles fofinhos com aroma de baunilha, pra acompanhar um cafezinho. É uma delícia puro, morninho. Ou com uma caldinha quente de frutas vermelhas por cima.

Uma  solução simples, rápida, fácil e gostosa. Experimente!

Bolo de claras

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 pitada de sal

150 gr de margarina (1 1/2 tablete)

1 1/2 xícara de açúcar

1 1/2 coheres (chá) de essência de baunilha

1 xícara de leite

5 claras

Modo de fazer:

Preaqueça o forno médio (180ºC). Unte uma forma para pudim de 20 cm de diâmetro com margarina e polvilhe com farinha de trigo.

Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o fermento e o sal.

Na batedeira, bata a margarina em velocidade média por 30 segundos. Junte o açúcar, a baunilha e bata mais um pouco, até obter uma mistura cremosa e leve.

Acrescente os ingredientes secos e o leite, alternando-os e batendo em velocidade baixa a cada adição, só para misturar.

Em outro recipiente, bata as claras em neve e acrescente-as à mistura anterior.

Coloque na forma já preparada e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até, ao que enfiar o palito no centro do bolo ele saia limpo. Deixa esfriar por cerca de dez minutos e desenforme.

Rende cerca de 16 fatias.

Calda vermelha

Com a preguiça que eu estava, preferi pegar uma das minhas geleias favoritas (framboesa da Queensberry) e ferver com um poquinho de água. Nada gourmet, mas ficou uma delícia!

Anúncios

4 respostas em “Sobraram claras? Faça este bolo!

  1. ficou maravilhoso e coloquei uma xic de chocolate 50%cacau.Apenas ele murchou qdo esfriou. sabr por que….

    • Maria, se vc acrescentou uma xícara de cacau em pó, acho que pode subtrair uma xícara de farinha. Mas o fato de ter murchado talvez seja o choque térmico… Ao invés de colocar a forma quente numa na pedra fria da pia, por exemplo, experimente colocar sobre uma grelha ou sobre uma tábua de madeira. É uma hipótese. Mas não sei, só testando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s