Delícias do Nordeste na Zona Norte de Sampa

Carne de panela cozida com mandioca, tomatinho, cebolinha e azeitona verde, servida fumegando na panelinha, e carne-de-sol assada, preparada artesanalmente e servida com manteiga-de-garrafa, alho assado e pimenta biquinho

Estou de volta ao Oishii! Mas confesso que não sei com que periodicidade vou conseguir postar, porque o Atelier de doçuras Lili & Clo tem me exigido, sem exageros, uma dedicação de quase 24 horas diárias. De qualquer forma, vou me esforçar.

Neste post de retomada, o assunto é o Mocotó. Faz um tempo que ouço falar desse tradicional (e repaginado) restaurante de comida nordestina na Vila Medeiros, Zona Norte de São Paulo. Amigos amantes da boa mesa já haviam me contado maravilhas. Amigas gastrônomas também. E eu, na correria da vida louca, só adiando a visita. Até que surgiu um ótimo pretexto para, enfim, conhecer a casa: o noivado da minha irmã.

Quando ela me ligou pedindo sugestão de um restaurante para reunir as famílias e oficializar o inevitável, foi logo dizendo que queria um lugar bom e com preços amigáveis. Na hora lembrei de algumas amigas me dizendo: “O Mocotó tem uma comida maravilhosa, o atendimento é 10 e achamos bem barato. Aquele menino (o chef Rodrigo Oliveira) é ótimo, está surpreendendo”.

Como eu, minha irmã também curte sair um pouco do roteiro tradicional. Então, por que não um almoço de noivado num restaurante nordestino? Afinal, os comentários de amigos e da crítica especializada levavam a crer que poderia ser bem interessante. A sugestão foi aceita de imediato. As famílias estranharam a escolha, mas todos saíram de lá apaixonados pelo restaurante.

Telma e Angelo (os noivos)

Quem gosta, volta

Eu e minha irmã gostamos tanto que,  em menos de uma semana depois do almoço de noivado, voltamos lá com as amigas.  Algumas  habitués da casa e outras que estavam curiosas para conhecer. O Mocotó é assim. Quem vai uma vez, sempre volta!

Adriana, Telma (minha irmã), Tuca, Flávia, Patrícia e eu

Quando você resolver conhecer, lembre-se: o restaurante não faz reserva. É preciso chegar às 11h30 em ponto para pegar uma senha. E quando chamarem, a turma toda precisa estar no local, senão quem pegou a senha vai para o final da (enorme) fila, pois não é possível “guardar lugar”. Se isso acontecer, sugiro pedir uma cerveja e uma porção de dadinhos de tapioca (deliciosos!). O atendimento é bom até na fila que se forma na calçada 😉

Dadinhos de Tapioca – cubinhos de tapioca com queijo-de-coalho dourados e servidos com molho de pimenta agridoce

A taça é de cerveja golden, mas o conteúdo é weiss (adoro!)

Mandioca e abóbora cozidas para acompanhar a carne-de-sol assada

Pati e o creme brullé de doce de leite e umburana

creme brullé de doce de leite e umburana – levíssimo e delicioso!

Pudim de pé-de-moleque

Degustação de doces artesanais

Mousse de chocolate e cachaça

Bolo de chocolate com cupuaçu e castanha-do-Pará, servido quentinho com sorvete artesanal de nata


Pudim de tapioca, meu preferido

E pra fechar, licor de cachaça! (dentro da garrafa, favos de baunilha)

Restaurante e Cachaçaria Mocotó

Te.: 11 2951-3056

Av Nossa Senhora do Loreto, 1100

Vila Medeiros   São Paulo (SP)

2 respostas em “Delícias do Nordeste na Zona Norte de Sampa

    • Oi, Fábio! Quem adora comida nordestina não se arrepende de ir até lá e sempre acaba voltando 😉

Deixe um comentário

