Improvisar é gostoso e pode dar certo

Durante a semana me propus a fazer o almoço deste domingo para um grupo querido de amigos e familiares. Imaginei um menu mais elaboradinho, mas quando o domingo chegou, cadê a disposição? No sábado fui dormir com a esperança de acordar renovada. Mas logo que abri o os olhos o que senti foram dores no corpo, nariz congestionado e marteladas na cabeça. Mesmo assim, não cancelei o combinado. Pelo contrário, eu estava preocupada com o que faria. Afinal de contas, cozinhar para receber pessoas queridas em casa nunca foi para mim uma obrigação, muito menos chateação. Sempre foi um prazer, me deixa realmente feliz. O problema era seguir o roteiro de um menu elaborado com a cabeça martelando.

Nessas horas, pensar em algo mais simples pode ser a solução.  Abandonei a ideia de fazer um risoto acompanhando algum assado e parti para a boa e velha macarronada, convicta de que ninguém se importaria com a mudança de planos. No melhor estilo comfort food, servi spaguetti com molho de tomate e cubinhos de carne (nem sei se existe um nome para esse tipo de molho), salada de legumes e ovos feita pela mamãe, pão ciabatta fresquinho, queijo boursin e um bom vinho tinto. Tá, eu sei: carboidrato demais na mesa. Mas estava muito bom e o povo ficou bem contente. Inclusive eu.

Depois do almoço, me senti até melhor e mais disposta. Então, resolvi fazer a sobremesa. Tive que simplificar também, porque no pico do meu cansaço na noite anterior, acabei não passando no mercado. Dei uma checada na despensa e resolvi fazer um fondue de chocolate pra lá de improvisado.

Peguei os tabletes de chocolate (200g no total) que ganhei do meu cunhado (um belga 86% cacau e um colombiano 70% cacau) e derreti em banho maria com 400 g de creme de leite. Cadê o conhaque? Esqueci que levei todas as minhas bebidinhas para o atelier. Tudo bem, achei uma das cachaças  que ganhei da minha irmã e usei uma colher de sopa.

Não sei onde estava o aparelho de fondue. E não estava com muita paciência de procurar nem de pedir para que procurassem. Então, resolvi colocar o creme de chocolate na minha tigelinha preferida e servir com cumbuquinhas e garfinhos de sobremesa. Para mergulhar, piquei morangos, banana e bolo de chocolate.

Claro, da entrada à sobremesa, eu adoraria ter montado uma mesa bonita. Mas, o importante hoje é que apesar de tudo muito simples, ficou tudo muito gostoso e todos ficaram felizes. A falta de imagens não foi por conta da simplicidade. Mas sim porque eu quis apenas comer, beber e bater papo. Relaxei 😉

Fondue de chocolate improvisado

Ingredientes

200 g de chocolate amargo ou meio amargo

400g de creme de leite UHT (de caixinha)

1 colher de sopa de cachaça de boa procedência.

Observação: como usei um chocolate com 70% de cacau e outro com 86%, o creme ficou bem amargo para o meu paladar. Então, adicionei 4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro peneirado.

Modo de preparo

Em banho maria, derreta o chocolate. Adicione o creme de leite  e misture até formar um creme homogêneo.

Coloque a cachaça e misture. Se tiver um aparelho de fondue, coloque o creme na panelinha própria e sirva.

Caso contrário, faça como eu: coloque numa tigelinha e sirva em cumbuquinhas com garfinhos de sobremesa.

Sirva com frutas e bolos  picados.

2 respostas em “Improvisar é gostoso e pode dar certo

  1. Hmmmmm
    Macarronada…chocolate…vinho…realmente: quanta caloria!
    Posso imaginar como ficou aquele almoço dos deuses né?!
    Nada de simples demais…afinal, todo mundo ama macarronada no domingo!
    Faz tempo que não passo pelos blogs Lili…mas tá tudo tão corrido!
    Enfiiiiiiiiim…amei e mais uma vez vc me deixou morrendo de vontade de experimentar tudo junto =)
    Beeeeeeeeijo

    • Bruninha! Minha fiel seguidora! hehehe É sempre muito gostoso encontrar seus comentários! Bjão!

Deixe um comentário

