Docinhos para uma amiga

Fácil, rápido e gostoso. Assim é o docinho de Leite Ninho, que eu nunca havia feito, apenas comia quando era criança. Nunca mais vi isso em lugar nenhum. Na verdade, descobri faz pouco tempo que ele é muito vendido não só por doceiras, mas também em qualquer boa padaria. Mudou de apresentação: agora eles se exibem coloridos, vidrificados e em formato de bichinhos e personagens de desenho animado.

Descobri isso por acaso, quando estava com uma grande amiga na padaria. Ela é doida por esses docinhos (eu não sabia) e não resiste quando os vê na padaria. Diz ela que não é pelo formato, mas sim pelo seu “gostinho”. Sua sobrinha, também minha amiga e gastrônoma, estava junto e ficou inconformada com a peculiar queda da tia pelos docinhos coloridos e meio deformados.

Perguntei do que eram feitos e foi aí que ela me disse: Leite Ninho! Daí falei: daqueles que tinham quando éramos crianças? A resposta foi: “Esses mesmos. Agora são vendidos assim”. Desde então, fiquei com vontade de fazer pra ela e pra mim (porque fiquei com saudade dos docinhos da minha infância. Mas sem vontade de experimentar os bichinhos e Hello Kittys da padaria).

Resgatei a receita que minha mãe e minhas tias faziam, comparei com as receitas divulgadas pelas amigas doceiras e vi que não tem segredo. É tudo (ou quase) igual. Tem gente que adiciona chocolate em pó. Há quem prefira colorir. Creio que não tenho habilidade (nem paciência) para dar formato aos docinhos. Então, resolvi fazer apenas bolinhas brancas tradicionais. Fácil, fácil.

Minha mãe também deve ter ficado com saudades. Eu estava de saída pra encontrar essa amiga, então enrolei apenas os que eu ia levar pra ela. Deixei o restante da massa pra minha mãe terminar de enrolar e quando vi, ela estava recheando com pedaços de cereja “ao maraschino”, exatamente como ela fazia quando eu era criança. Melhor impossível.

Flávia, minha amiga doida por docinhos de Leite Ninho

Docinhos de Leite Ninho

1 lata de Leite Ninho (400g)

250 g de açúcar refinado peneirado

200 ml de leite de coco (usei um pouco menos)

100 g de coco ralado

Misture os ingredientes secos. Depois acrescente o leite de coco aos poucos até dar liga. A massa se solta das mãos e não pode ficar melecada. Se preferir coloridos, use corante em gel.

Faça bolinhas e passe no açúcar de confeiteiro.

Se preferir, pode rechear com cerejas.

2 respostas em “Docinhos para uma amiga

  1. Oishi de cara nova =)
    Tô vendo sim seu esforço pra manter ele em andamento!
    Nossa Lili…uma pena não moraros na mesma cidade e tudo ser muuuito corrido!
    Mas ainda não desisti da ideia de ir pra SP conhecer seu ateliê e quitutes!
    Me faz bem ver todo o carinho que vc coloca em tudo que faz, parece bobo pq sequer nos conhecemos né..mas é mto bom ler suas receitas, histórias e o carinho que vc tem por cada uma delas!
    Beeeijo grande
    P.S. Continua com esse cantinho hein…é meu preferido 😉

    • Pois é, Bruna! Mudei hj à tarde e pensei em esperar um novo post pra divulgar a nova cara! hehehe
      Fico muito feliz quando vc aparece e não acho nada bobo não. Já recebi no atelier gente muito bacana e de outras cidades que me conheceu pelos blogs. Vou esperar sua visita também.
      O bom dessas redes sociais é justamente a oportunidade de encurtar as distâncias e de manter a comunicação, mesmo no meio de um turbilhão de coisas para fazer. Mas é claro que a tecnologia jamais vai substituir o abraço e o cafezinho, né!
      Obrigada pelo seu carinho de sempre 😉
      Bjão!

Deixe um comentário

