Embrulho de vegetais com filés de tofu e Las Vegans

Desde criança adoro tofu em todas as suas apresentações, principalmente as clássicas: puro com shoyu e gengibre ralado ou wasabi (pastinha de raiz forte), refogado com moyashi (broto de feijão), boiando no missoshiro (caldo de soja fermentada) e frito (aguê) para servir de saquinho para o arroz salpicado de gergelim preto tostado.

Não faz muito tempo, experimentei tofu defumado e patês de tofu. Gostei muito. Daí percebi que esse “queijo de soja” pode ser a base para muitas receitas. Até creme de chocolate já fiz com ele. Por isso, quando vi a receita de embrulho de vegetais e filés de tofu publicada pela Renata, da Las Vegans, logo me interessei.

A proposta me pareceu bem interessante: refeição leve, rápida e gostosa. E me fez lembrar que, até algum tempo atrás, eu tinha mania de papillote (embrulhar o alimento em papel alumínio e levar ao forno).

Mas confesso que achei meio chato fazer esses filés. Talvez porque fiz algo errado. Lembro que no meio do processo de drenagem eu pensava: esse é o tipo de coisa que eu tenho que comprar pronto, nunca mais vou fazer isso! Não que seja difícil, mas exige paciência. O bom é que depois de pronto, fiquei com 32 filés no freezer (na verdade 28, porque dois foram meu jantar de ontem e dois comi no almoço de hoje!).

Agora é só cortar os vegetais que eu quiser, fazer uma caminha com eles num pedaço de papel alumínio, colocar o filé de tofu congelado em cima, jogar um pouco de azeite, sal e ervas, fechar o pacotinho e mandar pro forno. Em poucos minutos tenho uma bela refeição!

Quando acabar o meu estoque, talvez eu me arrisque a fazer esses filés de tofu novamente!

A receita original, aqui.

Como eu não tinha alguns ingredientes sugeridos pela Renata, tive que improvisar. No fim, deu tudo certo.

Filés de tofu

Ingredientes:

– 1 pacote de tofu do tipo caseiro (para ter 32 filés, usei dois pacotes, se não me engano cada um deve ter 500g)

– urucum em pó (usei uma colher de café)

– cebola (usei duas de tamanho médio)

– sálvia (não usei porque não achei nem no Pão de Açúcar)

– pimenta-do-reino (não usei por restrição alimentar)

– azeite (coloquei a olho, uma porção generosa)

– um fio de melado (coloquei duas colheres de sopa)

– vinagre de maçã (não usei porque esqueci de comprar)

– sal à gosto

As quantidades são à gosto, assim como a escolha dos temperos. Mas tem que ser o suficiente para penetrar em todo o tofu, sem sobrar líquidos demais.

Modo de fazer:

Deixe o tofu drenar sobre uma boa camada de papel absorvente ou usando um escorredor amplo, com um peso por cima, por cerca de 1 hora. (Como eu não tinha base o suficiente para todos os filés, empilhei-os, intercalando com muitas folhas de papel absorvente – usei mais de um rolo. Coloquei o peso e deixei por mais de 3 horas. Ainda assim, tive que espremer um pouco antes do congelamento)

Coloque em bandejas própria para congelamento e deixe por 48 horas. Após esse período, retire do freezer e deixe descongelar: o tofu perderá assim toda a água e adquirirá uma textura mais fibrosa. (Depois de descongelado, espremi de novo)

Coloque os temperos e embale em saquinhos próprios para alimentos, deixando assim por pelos menos 1 hora (ou recongele).

Embrulho de vegetais e filés de tofu

– 1/2 chuchu descascado e cortado em lâminas finas

– 1 mandioquinha média cortada em rodelas (usei batata)

– um punhado de tiras de repolho (não usei)

– 1 tomate bem firme em rodelas

– 1/2 cebola em rodelas (não usei… esqueci!)

– azeite, sal, pimenta do reino, manjericão e ervas de provance (usei azeite, sal e alecrim)

– cerca de 1 colher (chá) de vinagre balsâmico (não usei)

Usei 1 cenoura

– coloque outros vegetais que você queira, faça outras combinações e substituições. Use a imaginação e o disponível.
Modo de Fazer:

Disponha sobre um pedaço de papel alumínio (ou de papel manteiga), apoiado em uma fôrma, os vegetais em camadas, polvilhando os temperos. Finalize com o filé de tofu congelado, regando tudo com azeite e dando um toque de vinagre balsâmico.

Dobre o papel alumínio e feche as bordas, de forma a conseguir um pacotinho. (Usei papel manteiga e acabei fazendo um pacotão..)

Asse em forno pré-aquecido a 180ºC  até que todos os vegetais estejam macios, mas não moles. Faça verificações com a ponta de uma faca depois dos primeiros 10 minutos.

Sirva imediatamente.

Las Vegans vende delícias vegetarianas

Da esq. para a dir.: Érica, Renata e Thaís

Conheci a Renata, autora desta receita, no Bazar Vegano, realizado em julho. Fui até lá para experimentar os cupcakes veganos, mas cheguei no final do evento e não tinha mais nenhum. A visita valeu porque tive a oportunidade de conhecer o trio que forma a Las Vegans: Érica, Renata e Thaís. Muito simpáticas e super atenciosas, as meninas são de Campinas, mas também fazem entrega em São Paulo.

Além de oferecer uma grande variedade de delícias veganas (sem nenhum tipo de produto de origem animal, inclusive leite e ovos), Renata, que comanda a produção da Las Vegans, ainda compartilha diversas receitas na Galeria VegVida, no Flickr.

Quem acha que a cozinha vegetariana (principalmente vegana) é limitada, vale dar uma espiadinha 😉

4 respostas em “Embrulho de vegetais com filés de tofu e Las Vegans

  1. olha, lili, parece simples de fazer! vou ver com o bar se ele faz 🙂
    estou tendo q melhorar minha dieta pois a pressão tá meio alta.
    pena q não nos encontramos ontem.
    beijo

    • Su, achei meio chatinho de fazer, mas compensa, viu! Com os filés congelados fica super rápido e prático preparar uma refeição levinha e gostosa (eu sempre acho que tudo que vai ao forno fica gostoso!). Sem contar que cortando um legume/vegetal de cada já dá um montão e serve bem duas pessoas. Fala sim pro Bar tentar! Tem que cuidar mesmo da dieta! Se eu souber de mais alguma boa dica, passo pra vc.
      Pena mesmo não nos encontrarmos, mas não faltarão oportunidades 😉
      Bjs!

Deixe um comentário

