Modak, o docinho preferido do Ganesha

Minha sócia, a Claudia Maierá, tem em nosso atelier uma pequena imagem do Senhor Ganesha. Famoso pela sua cabeça de elefante, essa divindade representa a solução lógica para os problemas e é reverenciado pelos que pedem pela remoção de obstáculos e prosperidade nos negócios. Seu aniversário é uma das festas mais populares do hinduísmo. São 10 dias de comemoração entre o final de agosto e o início de setembro.

Durante a comemoração, mantras são entoados e  estátuas de Ganesha são ungidas com sândalo para receberem muitas oferendas, entre elas, seu doce preferido, o modak (bolinho a base de farinha de arroz, recheado de açúcar mascavo e coco).

Eu não sabia desses detalhes. Tinha conhecimento apenas da existência dessa deidade e da sua representação. Mas dias atrás, a Claudia me apareceu pedindo um docinho para oferecer ao Ganesha porque era seu aniversário. Entreguei pra ela um saquinho de mini pães de mel e ela complementou com um copinho de brigadeiro.

Coincidentemente, naquela semana comprei a edição de setembro da revista Bons Fluidos, que vinha com uma matéria sobre este assunto e a receita do modak, cedida por Mukesh Shandra, proprietário do restaurante Govinda.

Achei bem interessante. Não só a história, mas a receita, principalmente nessa minha fase low sugar. Então, lá fui eu fazer o docinho certo do Ganesha! Em entrevista à revista, Rafael Espadine, porta-voz do Consulado da Índia diz que “a iguaria é preparada sem ser experimentada e depois oferecida à divindade com toda pompa. Passados alguns minutos, as pessoas se servem. Como se o homenageado tivesse saboreado o prato e, em troca, deixado suas bençãos”.

Durante o preparo, o aroma que o recheio de coco e  açúcar mascavo deixa no ar é uma delícia, lembra cocada. E a massa branquinha de farinha de arroz  parece ser bem gostosa. Imaginei que seria uma união perfeita. Mas quando provei, confesso que não morri de amores. Talvez comendo várias dessas bolinhas, eu comece a apreciar a iguaria.

Um pouco frustrada, olhei para a pequena estátua do homem com cabeça de elefante e disse: “gosto não se discute. Se você realmente gosta disso, feliz aniversário!”

Segue a receita:

Modak

Ingredientes

2 xícaras (chá) de água

1 colher (chá) de óleo vegetal

1 xícara (chá) de farinha de arroz

1 xícara (sopa) de coco ralado

1 colher (sopa) de castanha de caju picada

1/2 colher (chá) de açúcar mascavo

1/4 de xícara (chá) de leite integral

Folhas de prata comestíveis *

Modo de preparo:

Para fazer a massa, ferva a água numa panela e adicione o óleo. Depois coloque a farinha de arroz e misture bem até formar a massa. Deixe esfriar.

Para o recheio, derreta a manteiga em uma panela, em fogo baixo, e adicione o coco ralado, a castanha de caju e o açúcar. Misture bem. Feito isso, adicione o leite e mexa sem parar por 3 minutos em fogo médio (até que ele fique “crocante”, parecido com uma cocada brasileira). Após o procedimento, deixe esfriar em temperatura ambiente.

Na montagem, pegue a massa, divida em 9 partes e forme bolinhas. Depois faça um furo com o dedo e preencha com o recheio. Deixe descansar e sirva em temperatura ambiente.

*opcionais, são usadas para decorar o prato no dia da festa. Use-as por cima do doce (à venda em empórios) – não usei. Tentei remediar polvilhando açúcar mascavo, mas derreteu tudo instantaneamente. Então passei as bolinhas no coco ralado. Espero que Ganesha considere a intenção!

Anúncios

2 respostas em “Modak, o docinho preferido do Ganesha

    • É muito fácil e rápido, Tucal! E no dia seguinte, ficou mais gostosinho.
      O duro é melhorar a apresentação…
      Bjo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s