Um pouco de consideração e um bolo de chocolate diet

Certa noite, fui a um encontro de amigos com cupcakes e potinhos de brigadeiros. O pessoal enlouqueceu logo que cheguei. Menos uma pessoa, que eu não sabia que estaria lá. Era uma amiga que não pode ingerir açúcar, por ser portadora de um mal tão grave quanto à diabete. De cara, fiquei preocupada. Porque eu acredito que, pelo menos naquela época, ela ainda sentia vontade de comer os doces que via, mesmo sem dizer nada.

– Amiga 1: Nossa, que delícia esse brigadeiro com cerejas!

– Amiga 2 (a que não pode): Brigadeiro é tudo de bom, né? (resistindo bravamente)

Meu coração partiu ao presenciar essa cena. Desde então, sempre que posso, levo algo que ela possa comer quando sei que vou encontrá-la.

Ontem fui à inauguração do apartamento dela. E, obviamente, pensei em mil ideias para preparar algo especial. Daí, lembrei que comprei a edição especial sobre Diabete da revista Saúde. Nem tanto pelas informações repetitivas, mas sim pela curiosidade de ver as receitas propostas. Encontrei uma foto linda de um “bolo prestígio molhado”.  Pensei: será este!

Não tive tempo de testar primeiro. Fiz o bolo uma hora antes de ir pra lá. Tanto que o levei morninho. A amiga disse que gostou, assim como alguns outros amigos que não têm nenhuma restrição ou intolerância ao açúcar. Eu, particularmente, achei que poderia ter ficado melhor, de aparência e de sabor.

Na foto da revista, tanto o recheio quanto a cobertura aparecem em camada grossa.  Os meus cremes mal pegaram toda a extensão do bolo. Acho que a minha versão ficou mais amarga do que realmente deveria ficar e a massa não ficou molhada. Mas, apesar de tudo, ficamos felizes e acredito que essa receita pode ficar melhor.

Fica para a próxima vez.

Bolo prestígio molhado

Receita criada pela nutricionista Maristela Bassi Strufaldi, da Associação Diabetes Brasil (ADJ)

Ingredientes:

– 4 ovos

– 1 colher de adoçante para forno (na minha opinião, o melhor é o Tal & Qual)

– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– 2 colheres (sopa) de chocolate em pó diet (talvez meu bolo tenha ficado amargo porque usei cacau 100% sem adição de açúcar. Nunca prestei atenção no chocolate em pó diet. Deve ter adoçante nele…)

– Margarina light e farinha para untar e polvilhar a fôrma

– 1 copo de refrigerante diet de seu gosto para molhar o bolo (o meu ficou seco porque acabei colocando leite de coco – que não foi bem absorvido. Não providenciei o refrigerante porque eu queria colocar rum. Mas quando cheguei em casa, me dei conta de que havia deixado a garrafa no atelier).

Recheio:

– 1 1/2 copo de leite desnatado

– 1 pacote de pudim diet sabor coco

(Para ficar na espessura que vi na foto, deveriam ser dois pacotes, no mínimo).

Cobertura:

– 1 1/2 de leite desnatado

– 1 pacote de pudim diet sabor chocolate

– 50g de coco ralado light

Modo de preparo:

Bata as claras em neve. Adicione as gemas e o adoçante. Junte a farinha, o fermento e o chocolate e misture levemente. Despeje em uma fôrma untada e polvilhada. Asse em forno médio, preaquecido. Desenforme, corte ao meio e reserve.

Recheio e cobertura:

Misture um copo de leite com o pó para pudim e leve ao fogo para engrossar. Retire do fogo, adicione o leite restante e mexa bem. Repita o processo para a cobertura.

Umedeça o bolo com meio copo de refrigerante e coloque o recheio. Cubra com a outra parte da massa molhada, espalhe a cobertura e decore com o coco.

Foto: Tuca Figueira
2 respostas em “Um pouco de consideração e um bolo de chocolate diet

Deixe um comentário

