Nova Gokula: para alimentar o espírito, o corpo e a alma

O final do ano passado foi realmente caótico e confesso que não consegui dar conta deste blog. Acontece quando uma pessoa atrapalhada, como eu, resolve fazer mil coisas ao mesmo tempo. Mas neste primeiro post de 2012, desejo a todos os que ainda passam por aqui um ano de muita luz e alegrias! E começo falando não de comida, mas sobre o lugar para onde fui recarregar minha bateria: Nova Gokula, a unidade da ISKCON (Sociedade Internacional para Consciência de Krishna) localizada em Pindamonhangaba (SP).

Alguns amigos já haviam me falado sobre essa fazenda encravada na Serra da Mantiqueira. Mais sobre os quitutes vegetarianos e as lindas paisagens e nem tanto sobre o movimento Hare Krishna.  Não me lembro quando comecei a pesquisar, mas cada vez mais eu tinha certeza de ter encontrado o lugar ideal para o isolamento temporário, vulgo retiro, que eu procurava. Nada de celular, internet e televisão. Apenas muito verde, meditação, caminhadas ecológicas e  horas bem dormidas ao som da forte correnteza de um rio.

Para alimentar o espírito

Eu sabia que na fazenda a grande atração é o templo. E antes de chegar, meu interesse em relação a ele era apenas fotografá-lo e não participar das suas atividades, dos mantras, dos rituais. Eu mesma me achava uma estranha no ninho, um peixe fora da água, uma mosca branca.  E também um tanto intrusa. Mas isso foi só até ser recepcionada pelo devoto Arya Sangama Das e conhecer alguns visitantes que estavam por lá quando cheguei. Logo eu já estava no templo, curiosa, participando das cerimônias e da leitura do Bhagavad-Gita, tido como a essência do conhecimento védico.

Para alimentar o corpo

Para alimentar o corpo, suco de lulo (frutinha de origem colombiana), tchai (chá indiano com especiarias), coxinha de jaca, samosa de ricota e couve-flor, hamburguer de soja, pão integral com ghee, e outras delícias vegetarianas. Mas só salgadinhos, porque preferi comer no quiosque da Êka (Ekamurti), batendo papo com ela, do que sozinha no restaurante (sinto apenas ter perdido um almoço em que serviram lentilhas). E como é muito difícil ficar longe dos doces, até neste lugar, eu sempre passava na lanchonete pra comer sandesh, um docinho que eu adoro, feito à base de leite.

Para alimentar a mente

Acredito que nossa força diante das adversidades e dos desafios vem da mente. E que ao cuidar do espírito e do corpo, estamos cuidando dela também. Mas sinto que é preciso mais. Que é necessário meditar e exercitar o otimismo. É simples. Não e fácil. Mas descobri que é possível. Estar isolada em um lugar como Nova Gokula ajuda a pensar sobre isso.

Algumas dicas para quando você for

– Se for de ônibus até Pindamonhangaba (Viação Pássaro Marrom, saindo do Terminal Rodoviário Tietê), você pode pegar uma circular no centro da cidade que o deixará na porta da fazenda, mas a caminhada à pé na estrada de terra é longa. A melhor opção, principalmente se você estiver com uma malinha mais pesada, é o táxi. Mas não pegue na rodoviária, pois você vai acabar pagando o dobro do que deveria, como eu (paguei R$ 70). Na fazenda me passaram os contatos de dois taxistas que fazem a viagem por preços bem mais camaradas, combinando antes: Esmerino (12) 8124.0786/9628.1968 | Paulo (12) 9107.7988

– Não subestime a importância da lanterna. Ela é importante para iluminar seu caminho durante à noite, depois do jantar ou da última cerimônia do templo. A minha lanterninha deu conta do recado, mas uma maior seria muito bem-vinda pra me levar de volta ao meu quarto. Debaixo de uma chuva torrencial, no breu, eu tinha pela frente um caminho de terra, muitas poças, lama, cocô das vacas, as vacas, escadas, ponte sobre rio e sapos.

– Em época de chuva, uma galocha é perfeita. Senti muita falta disso.

– Se eu lembrar de mais alguma dica, volto aqui.

HARIBOL!

4 respostas em “Nova Gokula: para alimentar o espírito, o corpo e a alma

  1. “Acredito que nossa força diante das adversidades e dos desafios vem da mente. E que ao cuidar do espírito e do corpo, estamos cuidando dela também. Mas sinto que é preciso mais. Que é necessário meditar e exercitar o otimismo. É simples. Não e fácil. Mas descobri que é possível.”
    Lindo demais, Lili! Que todos os dias de 2012 venham nessa linda vibe pra você. Você merece!!
    E vamos marcar de nos ver! 🙂
    Beijos,
    Ju

Deixe um comentário

