Um parêntese pra falar de sangue e solidariedade


Hoje não vou falar de comida. Vou abrir um parêntese pra falar da solidariedade que corre nas suas veias. Você sabia que uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas? Eu não sabia. Fiquei sabendo porque fui buscar informações sobre doação no site da Fundação Pró-Sangue. E fui procurar saber mais por conta de um e-mail que recebi.

Ontem chegou em minha caixa postal uma mensagem da sempre animada Adriana Flores Farias, uma querida que trabalhou comigo um tempo atrás. Mas dessa vez, de animada não tinha nada. Num comunicado geral, ela informou aos amigos a situação do seu irmão mais novo, que está internado desde domingo no Hospital Metropolitano, na Lapa, em São Paulo (SP). Fernando, o irmão, está com uma anemia profunda, num quadro estável, porém grave. Ele continua fazendo inúmeros exames e, o mais preocupante: precisa de constantes transfusões de hemácias e plaquetas.

O Hospital Metropolitano está com a reserva de sangue baixa e não dispõe de banco para coleta. A instituição depende de doações dos bancos de outros hospitais, que também estão com reserva baixa. Por isso, Adriana fez um apelo.  A quem puder, ela pede que doe sangue em um dos três postos de coleta indicados pelo hospital.

Gente, podemos ajudar o Fernando, mas não só ele. Outras pessoas podem ser salvas com o nosso sangue. Pense nisso. Doar é um gesto de solidariedade. Procure um hemocentro próximo a você ou um dos postos de coleta abaixo dos quais Fernando Flores Farias receberá doação:

Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos

Rua Borges Lagoa, 1450 – Vila Clementino

Telefone: (11) 50808-4435

Estacionamento no local

Hospital do Coração

Rua Abílio Soares, 176 – Paraíso

Telefone: (11) 3053-6537

Estacionamento: Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147

Hospital A. C. Camargo

Rua Prof. Antônio Prudente, 211 – Liberdade

Telefone: 11 2189-5122

Estacionamento no local

Requisitos básicos para doação de sangue

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)

Impedimentos temporários

  • Resfriado: aguardar 7 dias
  • Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
  • Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
  • Tatuagem nos últimos 12 meses
  • Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses

Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deveaguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos

  • Hepatite após os 10 anos de idade
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis
  • Malária

Respeitar os intervalos para doação

  • Homens 60 dias: até 4 doações por ano.
  • Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.

Honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista.

Fonte: Fundação Pró-Sangue

Anúncios

8 respostas em “Um parêntese pra falar de sangue e solidariedade

  1. Oi Li!! Só queria deixar uma observação, no Hospital A. C. Camargo o peso mínimo é de 55Kg. A diferença é pequena, mas tentei doar uma vez e não pude por estar pesando 54,5Kg! Isso porque lá eles colhem um pouco a mais de sangue para outros testes que não sei bem quais são….
    Boa sorte para o irmão de sua amiga e para todos os outros que precisam de sangue!
    bjosss

  2. Lili, wc eh demais! Obrigada por este gesto lindo de solidariedade… Eu e minha familia agradecemos de coracao pelo apelo, para nos e pro Fernandes eh muito importante o apoio de todos e seu carinho e atencao especial… Meu irmao ficou feliz e agradecido com sua atitude! Alem de fa dos seus doces maravilhosos, sou sua fiel amiga que te ama… Obrigada em nome de todos da minha familia! Beijos, Drica

    • Drica, fico na torcida. Pela recuperação do Fernando e pela conscientização das pessoas. Bjo!

  3. obrigada Lili, hoje tive a boa noticia que as plaquetas estao comecando a aumentar, talvez nao precise mais delas e so das hemacias… Gracas ao bom Deus e as pessoas que doam sempre… O hospital pediu hoje pra gente conseguir pelo menos 16 doadores pra repor o que ele utilizou… Temos fe que ele logo tera melhoras, obrigada, esoero que vc tenha melhorado da gripe, bjus

    • Que boa notícia! Vc sabe se tem prazo para esses 16 doadores? Não sei como funciona. Estou melhorando da gripe. De qualquer forma, expirando o prazo ou não, assim que eu me recuperar bem, espero 7 dias (requisito básico) e vou lá doar. Vamos ver se consigo mais gente pra me acompanhar! Cadê nossos amigos, né? Vamos convocar! Bjo

  4. quero agradecer todos que doaram e indicaram o nome do meu irmao… E mesmo que nao indicaram, deixaram mais uma pessoa feliz! Meu irmaoo ainda esta internado e fazendo transfusoes pq a medula dele nao esta produzindo as celulas sanguineas e mesmo com as transfusoes nao esta subindo quase nada, o hospital pediu se pudessemos arranjar mais 35 doares… Estou correndo atras, mas se puderem repassar aos seus contatos agradecemos!

    • Drica, continuo na torcida. Nesta semana provavelmente já serei aceita. E combinarei um dia com vc pra nos encontrarmos no hospital. Bjo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s