Torta de grão de bico com palmito para um pic nic

Vegetarianos comem o quê? Este é o nome do blog no qual encontrei a receita da torta de grão de bico com palmito que levei num delicioso pic nic no Parque da Água Branca, na Zona Oeste de São Paulo (SP). Acreditem, existe uma boa quantidade de opções vegetarianas saborosas e nutritivas que vão além do prato de salada. Acho até que hoje me alimento muito melhor do que quando eu comia salsichas, hambúrgueres e chickenitos. Hoje estão no meu cardápio diversos tipos de grãos, cogumelos, verduras, legumes e muitos outros ingredientes que se transformam em pratos deliciosos que não pesam na minha consciência e colaboram com a minha saúde.

E engana-se quem acha que deixo de participar de atividades sociais por conta dessa minha decisão. Em qualquer lugar é possível se virar numa boa. Pelo menos pra mim, por enquanto, não está difícil.

Para o pic nic, procurei uma receita diferente que agradasse também aos que não são vegetarianos. E pelos comentários que recebi, o pessoal adorou. Tanto que, a pedidos, aqui vai a receitinha! Mas antes, vale a pena ver o video com o passo a passo:

Torta de grão de bico com palmito (com mínimas alterações) 

Ingredientes da massa:

250 gramas de grão de bico
1/2 kilo de batata
4 colheres de sopa de farinha de arroz (usei creme de arroz)
2 cebolas picadas
4 dentes de alho espremidos
Sal, molho de pimenta, orégano, cheiro verde e cebolinha a gosto (não usei cebolinha e coloquei muuuito cheiro verde, que eu chamo de salsinha)
4 ou 5 colheres de óleo (usei azeite)
Farinha de rosca

Modo de preparo:

Cozinhe o grão de bico e, ainda úmido, amasse bem com o garfo ou passe pelo processador (amassei no garfo, mas com um processador seria perfeito)
Cozinhe a batata e passe-a pelo espremedor de batatas.
Em uma panela, refogue no óleo a cebola e o alho até dourarem. Acrescente a batata e o grão de bico e mexa bem. Coloque a farinha de arroz e os temperos, mexa até que fique tudo bem misturado.
Unte a forma com um pouco de óleo e farinha de rosca. Coloque metade da massa na forma, depois o recheio e o restante da massa por cima. Polvilhe farinha de rosca por cima e, se preferir, enfeite com tiras de tomate. Leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos, ou até que fique dourada.

Ingredientes de recheio:

– palmito (usei um vidro de 300g drenado)

– ervilha (usei uma lata)

– tomate picado (usei 5 tomates italianos)

– azeitona (não pesei, mas usei um punhado, cerca de meia xícara)

– cebola (usei uma cebola grande bem picadinha)

– alho (usei 4 dentes grandes)

– temperos verdes (usei salsinha)

Modo de preparo:

Doure a cebola e o alho e depois refogue os tomates picados.

Acrescente o palmito e os demais ingredientes.

Mexa bem, mas não deixe secar muito, para que fique cremoso. O importante é o palmito ficar molinho.

Vamos fazer pic nic!Quando eu era criança, minha família tinha o hábito de viajar quase todos os finais de semana pra pescar, acampar e visitar parentes. Naquela época, quando a viagem era longa, na hora do almoço meu pai encostava o carro numa beira de estrada, em alguma linda área verde e cheia de árvores. Embaixo de uma delas, estendíamos uma toalha bem grandona, comíamos um monte de guloseimas e tirávamos um cochilo antes de prosseguir. Hoje em dia, infelizmente, fazer isso me parece bastante perigoso.

Mas agora, temos os parques! E em São Paulo não faltam boas opções para fazer um belo pic nic, seja uma simples confraternização entre amigos ou uma baita festa de aniversário.

Algumas opções:

Parque da Água Branca | Av. Francisco Matarazzo, 455 | Tel.: (11) 3865-4130 | Todos os dias, das 6h às 22h

Tem mesas compridas de madeira numa área tranquila, apesar de ser perto das grades que dão pra Av. Francisco Matarazzo. Fui num domingo, por volta das 10h. Estava cheio, mas sem muvuca. O parque tem um quê de antigo, com muitos (e bons) artistas populares e vários carrinhos de pipocas, sanduíches, sorvetes e até de churros. E quem segue uma linha mais saudável, vai se interessar pela feirinha de produtos orgânicos. É proibida a entrada de bicicletas e cachorros.

Parque Villa-Lobos | Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001 | Tel.: (11) 3023-0316 / 3023-2229 | Todos os dias, das 6h às 18h

Já fiz pic nic lá também. Achei as mesas pequenas, mas o parque é amplo e com muitas áreas verdes planas. Se a grama não estiver molhada (fui num dia ensolarado, mas depois de uma noite de muita chuva…) deve ser legal estender uma toalha no chão mesmo, ao pé de uma árvore, como eu fazia quando era criança. O parque é ótimo pra pedalar, patinar e levar cachorros (eles adoram correr por lá!).

Parque do Piqueri | Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé | Tel.: (11) 6197-2213 | Todos os dias, das 6h às 18h

Este parque é bonito e bem tranquilo também. Fiz um ensaio fotográfico lá com pic nic no chão. Mas o parque tem área com mesas de madeira.

Parque da Aclimação | Rua Muniz de Souza, 1119 | Todos os dias, das 5h às 20h

Tenho muita saudade de quando eu morava pertinho desse parque. Pra chegar eram 10 minutinhos à pé. O lugar é pequeno, mas tem alguns pontos pra estender uma toalha e fazer um pic nic gostoso. Só não me lembro se tem mesas.

Parque Alfredo Volpi | Rua Eng. Oscar Americano, 480 – Morumbi | Tel.: (11) 3031-705 | Todos os dias, das 6h às 18h

As áreas reservadas para pic nic nesse parque são bem privativas. Dá pra fazer uma bela festa, como esta que fotografei lá.

Estas são apenas algumas sugestões! Confira outras opções de parques aqui.

4 respostas em “Torta de grão de bico com palmito para um pic nic

  1. lili! adoro tortas, tanto doces qto salgadas! hummm, essas com recheio cremoso então!
    aproveitei esse post pra conferir esses outros ensaios q não tinha visto na caixa mágica.
    beijo

Deixe um comentário

