Para aquecer seu coração, caldo verde com cará

Sopa é um prato que, na minha opinião, ultrapassa a função de alimentar. Não… Não vou discorrer sobre sua história. Ando meio sem saco pra isso, me desculpem. Ultimamente não tenho tido paciência, força nem vontade de me meter em discussões históricas, filosóficas, culturais, políticas, religiosas e polêmicas.

Eu só gostaria de compartilhar uma receita muito fácil e saborosa que me fez lembrar de que a sopa reúne amigos, consola corações partidos, esquenta a alma e desce fácil goela abaixo nos dias em que alguma tristeza ou cansaço nos faz perder a fome.

(803 de 803) cópia

Caldo verde com cará

Coisas de Facebook. Uma amiga comentou comigo sobre um caldo verde com cará que o marido da irmã fez. Já que divulgou, pedi receita, né! Achei a proposta bem interessante e lá fui eu atrás dos ingredientes. Fiquei intrigada, com receio de que a textura ficasse algo meio… melequento. Que nada. Ficou um creme macio e muito gostoso.

– 1/2 kilo de cará (usei 800 g)

– 2 paios (substituí por cerca de 200g de ricota defumada com pimenta)

– 5 folhas de couve (comprei aqueles saquinhos de couve já picada e usei metade)

– sal a gosto

Modo de Preparo

Descasque o cará e o leve ao fogo para cozinhar (com o sal)

Bata o cará cozido no liquidificador com a água do cozimento e leve ao fogo com o paio (ou ricota defumada) e a couve. Deixe ferver. (Antes de levar ao fogo refoguei 4 dentes de alho na manteiga).

Para acompanhar, pão quentinho.

Costumo comprar o “caseirinho” da padaria e deixo congelado. Na hora de consumir é só colocar direto do congelador no forno. Nem precisa pré-aquecer. O pão fica crocante por fora e fofinho por dentro.

Bom apetite!

Deixe um comentário

