Bolo de banana sem açúcar e sem farinha

Até um tempo atrás eu tinha esperança de encontrar fórmulas mágicas de bolos deliciosos para celíacos, diabéticos, veganos e toda a turma dos que tem alguma restrição alimentar seja lá qual for o motivo. Porque muitos clientes pediam e principalmente porque na minha família e entre os meus amigos tem tudo quanto é tipo de intolerante.

Mas depois de muitos testes e bolos no lixo (e consequentemente dinheiro também) a esperança, confesso, entrou em coma. Porque me dei conta de que realmente não existe (para o meu paladar) nada que seja realmente tão bom quanto os bolos que tem ingredientes que fazem mal (à saúde e/ou ao reino animal). Claro que falo apenas por mim, porque meus amigos veganos, por exemplo, defendem veementemente que seus bolos além de mais éticos e saudáveis são também mais gostosos. Daí vem a questão do gosto. Eu, particularmente, não gosto.

Por isso sempre desconfio desses bolos sem quase nada do que seria básico para ser fofinho e gostoso. Mas, de vez em quando, sou instigada a testar alguma receita que me aparece como uma grande descoberta por ser fácil, rápida, gostosa e saudável.

Participo de alguns grupos sobre comida no Facebook e num deles rolou esta receita de bolo de banana sem açúcar e sem farinha. Bem na semana em que eu estava com a cozinha cheia de bananas maduras e num esforço de reduzir consideravelmente o açúcar da minha alimentação para amenizar os efeitos de um refluxo esofágico e evitar o despertar de uma gastrite.

Digamos que com este bolo o processo de adaptação foi mais fácil. Na primeira mordida senti falta do açúcar (porque sou “doçólatra” ou algo parecido com isso). Mas a partir do terceiro pedaço (sim, às vezes sou uma draga) dá pra comer numa boa sem fazer cara feia. Não que seja a oitava maravilha, mas é um bolinho honesto e acompanha bem o chazinho (sem açúcar, claro) da tarde.

_LIN2288

Ingredientes (receita pequena, para fôrma de bolo inglês)

– 2 bananas nanicas bem maduras (quanto mais madura, mais doce)

– 1 xícara de aveia

– 1/2 de xícara de óleo

– 2 ovos inteiros

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– 1/2 xícara de uvas passas pretas

– 1 colher de café de canela (opcional)

Modo de preparo

Unte a fôrma com manteiga (não costumo enfarinhar e o bolo não gruda).

Bata no liquidificador os ovos, a banana e o óleo.

Numa vasilha, misture a aveia, a canela e o fermento. Adicione a massa do liquidificador e misture bem com um fouet (batedor manual) ou uma colher grande.

Acrescente as uvas passas, mexa bem e coloque na forma.

Asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até dourar.

_LIN2275Depois que esfria, o bolo dá uma afundadinha. Mesmo assim, fica fofinho.

 

Deixe um comentário

