Variações sobre o mesmo tema: torta de cenoura

_LIN2303

Passou das duas da matina, estou cansada e com sono, mas acho que vale fazer o post dessa torta agora. Porque sei que vou acordar tarde, esbaforida pra resolver um monte de pendências e acabaria desistindo de fazer essa postagem. E a dica é que vc faça essa torta neste final de semana.

Gente, eu amei essa receita que me foi enviada por uma amiga! Pela simplicidade (adoro receitas fáceis e rápidas) e pelo resultado surpreendente. A proposta original é de uma torta de cenoura com manjericão. Na primeira vez em que fiz fiquei decepcionada porque salguei demais (nunca sei bem qual a proporção do “à gosto”). Mas deu pra perceber o potencial da receita.

Depois disso, ganhei de presente, da mesma amiga que me enviou a receita, uma caixinha linda em forma de ursinho com pedaços dessa torta (com sal na medida certa) cortados em formato de coração. Do jeitinho que ela costuma fazer pra sua filhota. Fiquei ainda mais animada a tentar novamente, porque adorei a ideia de cortar a torta em formatos diferentes e principalmente porque é de fato uma delícia.

E lá fui eu. Mas tive que fazer uma pequena (e considerável) mudança. Meu pé de manjericão morreu e ainda não providenciei outro. E nos mercados pelos quais passei, os maços estavam bem feios. Então resolvi fazer sem manjericão mesmo e pra ressaltar o sabor, dobrei a quantidade de queijo pedida na receita e troquei o parmesão pelo tipo grana.

Adorei o resultado e estou pensando em fazer uma versão com gorgonzola!

_LIN2307

_LIN2321

_LIN2335

Torta de cenoura e queijo

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de cenoura ralada no ralo grosso
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de queijo tipo grana ralado (saquinho de 100g – comprei no Pão de Açúcar)
4 ovos batidos
1 cebola picada
sal e pimenta-do-reino a gosto (Coloquei uma colher rasa (chá) de sal. Não usei pimenta)

Modo de preparo:

Ponha no liquidificador o óleo, o queijo, o sal e os ovos. Bata até ficar homogêneo.

Numa tigela misture a farinha com o fermento. Adicione a mistura do liquidificador e misture bem com um fouet (batedor manual) ou uma colher grande). Junte a cenoura e a cebola e misture delicadamente. Corrija o sal e despeje em um refratário untado com manteiga. Leve ao forno médio preaquecido até dourar. Sirva frio ou quente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s